6 de maio de 2020

Ações desenvolvidas até ao momento pela Direção Nacional da ATARP, no âmbito do cenário de pandemia

No momento que vivemos e em que as notícias nem sempre são as mais agradáveis, quer a Direção Nacional da ATARP dar conhecimento das ações positivas e de sucesso que temos desenvolvido no âmbito da atual conjuntura e da plataforma #atarpcontracovid onde temos concentrados muito dos nossos esforços.

 

Ações desenvolvidas:

Orientações para realização de exames e tratamentos – enviadas a associados e difundidas nas redes sociais;

Parecer com orientações para a utilização de máscaras – solicitado por colegas e enviado para a respetiva instituição;

Parecer para minimização do risco de exposição profissional à COVID-19 – solicitado por colegas e enviado para a respetiva instituição;

Parecer para monitorização individual – solicitado por colegas e enviado para a respetiva instituição;

Parecer com orientação para higienização de equipamentos de proteção radiológica - solicitado por associado e enviado;

Parecer relativo a usurpação de funções e atribuição indevida de funções – partilhado com associados, coordenadores e redes sociais;

Criação de bolsa de voluntariado para suprir eventuais necessidades e criar base de apoio para contratação de colegas;

Levantamento das necessidades de equipamentos portáteis de aquisição de imagem – solicitado a todos os Técnicos Coordenadores;

Levantamento das disponibilidades de equipamentos portáteis de aquisição de imagem – solicitado a todas as empresas de equipamentos;

Levantamento das necessidades de Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs) – solicitado a todos os Técnicos Coordenadores;

Caraterização das equipas de trabalho (método de distribuição de elementos; elementos testados, em quarentena ou infetados) – solicitado a todos os Técnicos Coordenadores;

Levantamento da disponibilidade de um equipamento de digitalização para colocação em hospital de campanha – identificada entidade com disponibilidade e dado a conhecer ao serviço com necessidades;

Criação da plataforma #atarpcontracovid com o objetivo de angariação/compra de EPIs;

Entrega de EPIs em serviços com necessidades passíveis de serem colmatadas pelo material recolhido ao abrigo da plataforma;

Diligências com Ministério da Saúde;

Articulação com STSS em questões respeitantes às profissões representadas pela ATARP.

 

É intenção da ATARP poder continuar a ajudar todos os serviços quanto possível, pelo que apelamos a todos os associados ajuda quer na sensibilização dos seus Coordenadores no preenchimento dos questionários individuais pois quanto maior o número de respostas aos questionários, maior será o nosso conhecimento da realidade dos serviços e melhor conseguiremos orientar e priorizar a ajuda e os recursos que dispomos. Este levantamento pretende compilar informação que permita defender os interesses dos profissionais e profissões que representamos.

Obrigado.

A Direção Nacional da ATARP

 

NOTA: Desde já damos como possível alguma mudança de endereços de email ocorrida que possa dificultar a comunicação. Nesses casos solicitamos que os Coordenadores enviem email para geral@atarp.pt com atualização de contactos de email.

Última atualização

7 de maio de 2020

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