A Direção Nacional da ATARP esteve, esteve na passada sexta-feira, 10 de julho, reunida no Ministério de Saúde, com o Secretário de Estado, Dr. António Lacerda Sales.
A reunião, que durou cerca de 60 minutos, teve como ordem de trabalhos:
1. Pandemia por COVID-19
Foram partilhados dados relativos aos levantamentos levados a cabo pela ATARP bem como os resultados da plataforma #atarpcontracovid.
Foi ainda abordada a preparação para eventual segunda vaga da pandemia e preocupação com aumento do número de casos em grupos inicialmente não considerados de risco.
2. Rentabilização da capacidade instalada e redução de listas de espera
Foi reiterada a necessidade de reforço das condições de segurança para profissionais e doentes, garantindo a alocação de dois profissionais por equipamento, permitindo uma otimização e agilização dos procedimentos – sobretudo em equipamentos nobres - bem como a rentabilização do parque tecnológico instalado, e dentro do possível, o aumento e atualização do mesmo (nomeadamente equipamentos de Tomografia Computorizada, Ressonância Magnética, Tomografia por Emissão de Positrões (PET) e Aceleradores Lineares).
3. Acesso ao Processo Clínico
Reforçamos as seguintes premissas:
Entendemos que deve ser criado um perfil de acesso para os Técnicos, que permita uma correta e adequada interpretação da condição clínica dos doentes.
4. Atualização de competências
Relembramos das competências já muito desatualizadas, uma vez que datam de 1993 (período pré-Licenciatura).
Neste momento uma larga maioria de profissionais possui Licenciatura (EQF 6), muitos já com Mestrado nas áreas de atuação (EQF 7) e alguns com Doutoramento (EQF 8) e as competências plasmadas na lei não refletem nem a formação académica nem as necessidades dos doentes e das equipas multidisciplinares.
Na questão específica da Proteção Radiológica reforçamos a importância do reconhecimento das competências dos profissionais, tal como atestado em parecer jurídico solicitado pela ATARP.
5. Regulação profissional
Afirmamos a urgência de uma solução para a questão das 3 cédulas profissionais, atualização de competências e novo perfil profissional.
A Direção da ATARP
Publicado em
16 de julho de 2020
Torre Arnado - Rua João de Ruão 12
3000-229, Coimbra
+351 222 222 222
(Chamada para rede fixa nacional)
NIF: 502 016 132
IBAN Quotas: PT50 0007 0015 0009 5540 0063 9
Adesão Débito Direto: Aqui
IBAN Formações: PT50 0035 2169 0002 4886 5303 8
Tesouraria: tesouraria@atarp.pt
Formação: formacao@atarp.pt
Revista Radiações: revistaradiacoes@atarp.pt
Grupo de Estudantes da ATARP: nimera@atarp.pt
© 2025 ATARP | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por codewise